7 doenças que afastam os trabalhadores das indústrias

Os cuidados que a indústria deve ter para cuidar da saúde de seus colaboradores devem ser contínuos e cada vez melhor trabalhados para aliar conforto, segurança e a consequente produtividade, que provém exatamente do nível de qualidade de vida.

Entretanto, as cargas horárias e a insalubridade natural do exercício da profissão, entre outros fatores, dificultam essa jornada, não sendo poucos os casos de doenças que afastam os trabalhadores das indústrias.

Por isso, listamos, no post de hoje, 7 doenças que mais acometem esses colaboradores. Confira, e descubra onde focar suas atenções para reduzir e prevenir esse tipo de problema no seu parque industrial.

 

1. Dor nas costas

Um dos principais motivos que afastam trabalhadores de seus cargos, a dor nas costas costuma ser decorrente do excesso de peso levantado, ao longo do dia, ou mesmo de posições incômodas mantidas por um longo período de tempo.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 mil casos de afastamentos em um ano, no Brasil. Portanto, esse é um dos males mais preocupantes para indústrias de diversos setores.

 

2. Lesões no joelho

Agacha, levanta, senta, sobe e desce, ergue e larga cargas pesadas… Em muitos setores, a rotina dos trabalhadores de indústrias exige muito esforço físico, o que reflete nas articulações – dos joelhos, principalmente.

Condicionar os colaboradores a praticarem exercícios de fortalecimento e alongamento, ao longo do dia, ajuda a prevenir esse tipo de lesão, que pode levar ao afastamento do trabalho.

 

3. Condições cardíacas

Do estresse à má alimentação, o coração é um dos órgãos mais afetados de diferentes maneiras pela rotina industrial.

Medidas preventivas, como a ginástica laboral, ajudam a reduzir a incidência de doenças do coração, mas campanhas de check-up também podem ser providenciais para garantir a saúde de todos os trabalhadores das indústrias.

 

4. Hérnias inguinais

Originárias na região da virilha, elas estão diretamente relacionadas ao esforço físico no ambiente de trabalho.

Por isso, muita atenção com relação à carga que os colaboradores lidam, diariamente, para que a produtividade deles não se transforme em ausência por conta de um afastamento por motivo de saúde.

 

5. Varizes

Elas são muito comum entre funcionários que passam grande parte do dia sentados ou em pé, sem mudanças frequentes de posição. Ou seja, os trabalhadores das indústrias representam um perfil de risco para a incidência de varizes.

Embora, na maior parte dos casos, não sejam condições graves, elas são limitantes, o que facilita o pedido de afastamento e prejudica tanto a imagem da sua indústria, com relação aos cuidados com a equipe, quanto a produtividade no dia a dia, sobrecarregando o resto dos colaboradores.

 

6. Câncer de mama

A doença, em si, tem pouco a ver com a rotina trabalhista – exceto em casos de exposição a agentes químicos, mas isso é outra história –, mas o câncer de mama está entre as doenças mais comuns que afastam a classe feminina dos trabalhadores das indústrias.

Para prevenir esse tipo de situação, que tal promover uma série de ações e campanhas de conscientização para que as colaboradoras façam exames constantemente?

Isso ajuda a fazer com que todos enxerguem a empresa de outra forma, mais humana, e oferece a possibilidade de prevenir ou mesmo diagnosticar, precocemente, algum problema, o que aumenta a eficiência do tratamento, posteriormente.

 

7. Depressão e estresse

Duas das doenças que mais afastam os trabalhadores das indústrias, ambas comprometem a saúde psicológica das pessoas. A depressão e o estresse são perigosas condições que prejudicam o aspecto pessoal e profissional.

Afinal de contas, além do humor, autoestima e paciência se esgotarem, essas doenças são indiretamente relacionadas a uma série de outras patologias físicas.

Sem falar que elas, por si só, já são suficientes para desmoronar a produtividade, o empenho, a disposição e a ganância em cumprir metas e se destacar perante o resto de sua equipe.

Dessa maneira, é importante trabalhar para que o ambiente de trabalho seja sempre de qualidade, compreendendo desde cuidados com qualidade do ar às campanhas de prevenção para reduzir drasticamente o número de afastamentos de seu chão de fábrica.

A saúde do trabalhador das indústrias deve ser uma pauta cotidiana, por isso, procure sempre saber e analisar quais são as principais doenças que afastam os colaboradores para, assim, gerar novas soluções de prevenção e conscientização.

Por falar nisso, queremos, agora, saber de você: quais são as doenças que mais acometem os trabalhadores da sua indústria, e o que é feito para contornar a situação? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!

Related posts

Sem comentários

Deixe seu comentário

Equipamentos de Ventilação Industrial