7 problemas causados por uma ventilação industrial inadequada

Se nós vivemos uma atribulada rotina, em que passamos a maior parte do dia no trabalho, ou em trânsito, é natural que a preocupação com a qualidade de vida das pessoas se estenda ao ambiente profissional delas.

Isso, principalmente, quando falamos em parques industriais, que oferecem uma série de riscos à saúde dos colaboradores e que necessitam de uma ventilação industrial adequada para promover o bem-estar de cada um deles.

Mas, quando isso não ocorre, você sabe quais agravantes podem acometer os funcionários da indústria? Confira, no post de hoje, 7 problemas que podem ser causados por uma ventilação industrial inadequada!

As principais doenças relacionadas à falta de ventilação

A principal condição que ataca os funcionários, dentro de um ambiente industrial, é a asma ocupacional, decorrente do contato com substâncias tóxicas.

Há a estimativa de que 1,3 milhão de brasileiros possuem esse tipo de asma e que é agravada, inclusive, por condições precárias de trabalho. Além disso, há também a DPOC — Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, reforçada pela prolongada exposição em ambientes insalubres.

Outras condições podem ser apresentadas, em menor grau, quando não se oferece uma ventilação industrial adequada, como, por exemplo:

1. Esgotamento

A transpiração em excesso, quando não ocorre a reposição adequada, pode levar ao esgotamento, quando o trabalhador é dominado pela fadiga extrema.

Essa condição, inclusive, pode evoluir para quadros de tonturas e náuseas, dores de cabeça e, até mesmo, desmaios. Com uma ventilação industrial adequada, esses problemas são minimizados, já que o ambiente se torna muito mais arejado.

2. Câimbras

Também por conta da transpiração, a perda de sais pode gerar fraquezas musculares, podendo evoluir para quadros episódicos de câimbras — principalmente quando o trabalho exige muito esforço físico.

Programar intervalos de repouso, além da ventilação adequada, permite que tal quadro seja contornado efetivamente.

3. Câncer de pele

A exposição prolongada à radiação proveniente dos raios solares é uma das principais causas para as ocorrências de câncer de pele.

Quando os funcionários da indústria transitam muito entre as áreas internas e externas do parque industrial, isso pode agravar os riscos. Por isso, propor um mínimo de segurança para evitar a exposição prolongada é crucial.

4. Desidratação

Além do esgotamento e das câimbras, já citados aqui, a eliminação excessiva de água do corpo também pode oferecer outro risco ao trabalhador de indústrias: a desidratação.

Nesses casos, manter-se hidratado é importante, bem como controlar a temperatura das estações de trabalho — daí, novamente, o reforço em manter a ventilação industrial presente.

5. Insolação

Mais um caso em que a ventilação nas indústrias deve ser levada em conta, pois a insolação é uma das condições mais graves até aqui apresentadas.

Ela ocorre quando a temperatura corporal sobe rapidamente e a transpiração — usada para resfriar o corpo — falha. Assim, a pessoa pode sofrer incapacitações múltiplas, podendo, inclusive, se elas não  forem tratadas em tempo, levar o funcionário a óbito.

6. Conjuntivite

Tempo muito seco, principalmente nas áreas internas da indústria, podem contribuir para deixar o filme lacrimal (que é uma fina camada de água ao redor dos olhos) igualmente árido. Isso leva a uma insistente coceira nos olhos, causando, consequentemente, um aumento do risco de contaminação de conjuntivite.

E, como se sabe, a conjuntivite é contagiosa, podendo acometer diversos funcionários em um curto intervalo de tempo.

7. Problemas respiratórios

Por fim, um pouco mais do que já vínhamos falando. Problemas de ventilação na indústria podem deixar a umidade do ar mínima, o que dificulta a dispersão de poluentes e torna a atmosfera insalubre.

Isso facilita a propagação de problemas respiratórios diversos, como a já mencionada asma, além de outras infecções nas vias aéreas.

Leve mais qualidade de vida ao ambiente de trabalho

Viu como é importante garantir a ventilação industrial nos parques bem posicionada, e em pleno funcionamento?

Ela é um coadjuvante discreto, mas essencial, garante uma boa produtividade, torna o ambiente de trabalho mais confortável e seguro e, também, promove a saúde e bem-estar de todos os funcionários.

Agora, queremos ouvir de você: o que faz para evitar esses problemas na sua indústria? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!

Deseja receber um contato da Flue8 para entender melhor como podemos ajudar a sua indústria a evitar os problemas mencionados acima?

SOLICITAR UM CONTATO

Related posts

Sem comentários

Deixe seu comentário

Equipamentos de Ventilação Industrial