Como escolher um sistema de ventilação eficiente

Está em busca de um sistema de ventilação eficiente para o seu negócio? Pois então, é importante que uma profunda análise seja feita, tendo em vista que cada uma das (muitas) soluções do mercado visa atender a um tipo especifico de necessidade e objetivo.

Dessa maneira, aquele sistema de ventilação que fez maravilhas para o negócio de um colega pode não ser a alternativa ideal para a sua realidade.

Por isso, preparamos o post de hoje com as principais soluções do mercado. Confira, e se inspire em nossas dicas para escolher um sistema de ventilação eficiente!

1. Sistemas de ventilação natural

Para residências e comércios pequenos, a ventilação natural é considerada uma boa opção, ainda que envolta em dificuldades – ainda mais quando os ocupantes procuram por conforto térmico nos dias mais quentes de verão.

Afinal de contas, a ventilação natural é um projeto mais focado em privilegiar o uso de janelas e claraboias, entre outras opções, que favorecem a entrada e circulação de ar natural.

Econômica, por não requerer o uso de energia elétrica ou peças mecânicas para sua operação, a ventilação natural só tem o ponto fraco de não conseguir proporcionar o conforto térmico que muitos ambientes necessitam – independentemente de ser residencial, comercial ou industrial.

2. Sistemas de ventilação forçada

Em geral, esse tipo de sistema de ventilação é mais utilizado quando o foco é permitir a entrada de ar, para o conforto térmico e circulação no ambiente, sem que resíduos externos invadam as áreas.

Nesses casos, estamos diante de duas grandes opções para cuidar das áreas internas:

Ventiladores centrífugos

Os ventiladores centrífugos contam com alta eficiência, principalmente quando o foco é proporcionar conforto térmico. Não à toa, é popular em locais com serviços leves ou pesados.

Na indústria, principalmente, esse tipo de solução pode trazer tudo aquilo que você busca, visando uma economia aliada à sua capacidade produtiva.

Além do conforto térmico, os ventiladores centrífugos são adotados para expelir gases, odores e fumaça e garantir a segurança e conforto de profissionais em laboratórios e cozinhas.

Sem falar que, ao serem ligados em coifas e outros equipamentos de controle de poluição atmosférica, ocorre também a manutenção da qualidade do ar.

Ventiladores axiais

Bastante considerados em parques industriais, o Ventilador axial é um versátil sistema de ventilação que, além de conforto térmico, também se destaca na exaustão de gases, odores e fumaça e para a diluição de calor.

Ou seja: conveniência e praticidade em um só produto, garantindo ainda mais qualidade ao sistema produtivo de sua indústria.

2. Sistemas de climatização por evaporação

A alternativa mais atrativa para esse tipo de sistema de ventilação, que é usado para regular a temperatura do ar com o nível de umidade, é o climatizador adiabático.

Climatizador adiabático

Solução de alta popularidade em diversos setores industriais e comerciais, o climatizador evaporativo conta com um funcionamento dinâmico, por meio de painéis evaporativos, que recebem água recirculada continuamente.

Dessa maneira, ocorre o resfriamento do ar, sua circulação e uma ventilação eficiente. Até por isso, esse tipo de solução tem sido usado em:

  • Academias;
  • Cozinhas;
  • Escolas;
  • Escritórios;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Restaurantes;
  • Shoppings;
  • Galpões de manutenção e usinagem;
  • Montadoras;
  • Sala de geradores e de máquinas;
  • Subestações elétricas.

4. Ar-condicionado

Solução que prioriza o resfriamento por ar frio, embora tenha um alto custo de implantação e manutenção, isso sem falar que se trata de uma solução que necessita de um alto gasto energético.

O que deve ser colocado no papel, portanto, na hora de definir um sistema de ventilação é o equilíbrio  entre conforto térmico, custo e eficácia.

E então, com o que vimos, qual das soluções focadas em ventilação você adotaria no seu negócio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas para que, juntos, possamos encontrar um sistema de ventilação eficiente e completamente alinhado com as suas necessidades e objetivos!

Related posts

Sem comentários

Deixe seu comentário

Equipamentos de Ventilação Industrial