Quais segmentos se beneficiam com a climatização adiabática?

Para que não se tornem áreas insalubres, ambientes trabalhistas cuja média de temperatura fica no limiar do cômodo e do seguro – e do que é proposto em lei, inclusive, pelo Ministério do Trabalho – devem receber sistemas de ventilação, e a climatização evaporativa é uma das melhores opções. Ela atende os mais variados segmentos de atuação, embora a necessidade de um sistema de climatização adiabática seja maior em setores da indústria.

Por isso, vamos conferir, no post de hoje, quais são os nichos que devem considerar esse tipo de sistema de ventilação, e como funciona essa climatização fundamental no dia a dia corporativo! Acompanhe.

 

O que é a climatização adiabática?

Basicamente, o sistema de climatização evaporativa funciona a partir da captação do ar, na parte externa de um ambiente, que passa por um processo de filtragem e, em seguida, resfriamento, conhecido como resfriamento adiabático evaporativo.

Dessa maneira, a água passa por um novo processo: agora, o de nebulização, que a evapora e a leva para os ambientes por dutos de ar, por exemplo, entre outras opções – como grelhas.

Por fim, o sistema permite a passagem de ar fresco para o ambiente, que é diluído e absorve o calor interno, e também facilita a saída desse mesmo ar. Assim, ocorre uma eficiente renovação de ar.

 

Por que optar pela climatização adiabática?

Como vimos, a climatização adiabática funciona por métodos simples – inclusive, muito parecidos com o fenômeno de transpiração do corpo humano, que resfria a temperatura interna.

Assim, a climatização adiabática deve ser levada em conta por uma série de outros fatores complementares à sua aplicação simples, econômica e agilizada, como, por exemplo:

  • Trabalha com a contínua renovação do ar, diferentemente do mesmo ar que circula nos sistemas de ar-condicionado;
  • Existe a pressurização do ambiente ventilado, o que impede a entrada de insetos e outras partículas nocivas, provenientes do meio externo;
  • Ajuda a aumentar a umidade do ar, o que torna as estações de trabalho mais seguras, cômodas e práticas para a conveniência dos colaboradores;
  • Evita problemas de saúde decorrentes do ar seco em excesso, como rinite e outras alergias, bronquite, asma e irritações na garganta;
  • Reduz os odores e concentração de gases no ambiente;
  • Impacto ambiental menor, se comparado aos sistemas de ar-condicionado.

Isso sem falar que ambientes com índices IBUTG acima de 30 °C são considerados insalubres pelo Ministério do Trabalho, não sendo permitido o trabalho sem medidas de controle.  O descumprimento pode fazer com que você seja autuado, multado e prejudicar a saúde dos seus colaboradores.

Para entender melhor como tornar a qualidade do ar alinhada à saúde dos seus colaboradores, confira o quadro abaixo:

climatizacao-adiabatica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viu como não faltam vantagens ao adotar a climatização adiabática no seu negócio? Vamos conferir, então, se a sua empresa pode se beneficiar desse tipo de sistema de ventilação?

 

Segmentos que se beneficiam com a climatização adiabática

Em primeira instância, a climatização adiabática pode ser pensada durante a construção de prédios que não permitem o fechamento completo de suas aberturas, ou mesmo em áreas nas quais se torna inviável a instalação do sistema de ar-condicionado convencional.

Comércios, como lojas de shopping centers e supermercados, além de locais com grandes concentrações de pessoas, como igrejas, centros de convenções e casas de shows, também podem fazer uso desse providencial sistema de ventilação, mas é na indústria que o seu destaque é maior, já que o próprio ambiente, muitas vezes, torna a temperatura bastante elevada.

A climatização adiabática, portanto, pode ser instalada para os mais variados segmentos e ambientes de trabalho, como os destacados a seguir, que necessitam de pressurização adequada, mantendo o ar limpo e resfriado:

  • Salas de turbogeradores;
  • Salas de CCM’s;
  • Salas de CLP’s;
  • Salas de transformadores;
  • Salas elétricas;
  • Salas de compressores;
  • Almoxarifados;
  • Galpões.

Dentro do setor industrial, são muitos os segmentos que já fazem uso da climatização adiabática, como é o caso das usinas de açúcar e álcool, por exemplo, cimenteiras e fábricas têxteis, isso sem falar nos segmento de mineração e de químicas.

Por fim, fazem, também, amplo uso desse tipo de sistema as siderúrgicas, bem como a indústria alimentícia. Portanto, caso a temperatura seja um fator difícil de controlar nas suas estações de trabalho, e você esteja em busca de uma solução simples, mas eficaz e segura, vale a pena considerar a climatização adiabática.

Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens e aplicações da climatização adiabática na realidade do seu negócio? Entre em contato conosco!

Related posts

Sem comentários

Deixe seu comentário

Equipamentos de Ventilação Industrial